segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Futebol e Vida


Estava observando o treino de futebol do meu filho e me lembrei de como o jogo de futebol se assemelha com a Vida. Resolvi dar atenção às orientações do treinador. É engraçado ver as crianças, desajeitadas com a bola, correndo e caindo. Talvez a gente também seja muito engraçada ao lidar com a Vida de modo infantil. Os meninos precisam treinar para ficarem Bons! Crescer, deixar de serem crianças desajeitadas e engraçadas. A maturidade da excelência!
            Existe um objetivo, o Gol! Na vida também precisamos de Objetivos para seguir o Caminho. O que quero? Pra onde vou? E assim seguir de alguma forma. Como alcançá-lo? Então diz o treinador: “- Calma, calma, domina a bola!” E na Vida? Quantos aspectos internos têm que dominar para atingir o objetivo proposto? Quantas feras sob nosso domínio para chegar no mais profundo do Eu?
            Então vejo um menino dominando a bola, com classe, a bola sob seus pés, sob seu comando. Então diz o treinador: “- Vamos lá, você ta achando que o outro vai te dar mole?” O adversário. As adversidades da Vida. Os atritos do Convívio. É! A Vida é dura, o meio inóspito, ácido. A realidade hostil tal qual se apresenta, e temos que encarar, seguir adiante, enfrentar!
            E ali no campo o menino dá tudo, enfrenta o time adversário, dribla daqui, domina de lá e é então que escuto o treinador: “- Vamos lá cara, passa a bola! Vai ficar jogando sozinho?” E não é assim também na Vida? Precisamos dos Amigos, do nosso time, do companheiro. Aquele que esta em uma situação e em um momento mais apropriado e adequado para fazer o Gol. Passar a bola. Humildade. Reconhecer a Amizade. Deixar a individualidade para somar com o outro e se transformar, interagir, integrar. Com algo maior, que é o grupo. Que é o Todo! 
            Transformar, transmutar, para atingir o Objetivo da Vida, que é movimento, que é bola na rede! E aí, depois sair para o abraço. Plenitude. Objetivo alcançado. Missão cumprida. Realização do propósito! Mas o jogo ainda não acabou...

3 comentários:

  1. Sabe que achei engraçado assistindo a um joguinho do meu filho no sábado... Um dos meninos esbarrou a mão na bola e o juiz não viu. Imediatamente, o menino gritou: - Foi mão na bola, eu encostei!!!! Fiquei pensando justamente isso que você disse aí - precisamos crescer para ficarmos bons - triste é que, infelizmente, alguns perdem a honestidade quando a maturidade chega.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Fatima,
    É porque na verdade, não chegou a maturiddade. Muitas vezes somos adultos, mas puramente egoístas, escondendo a verdade, em nome da competição. O crescimento seria no desenvolvimento das habilidades, mas a essência é o que temos de mais puro, e devemos ser fiéis a isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana e Van,

    O esporte é genial para trabalhar valores e convivência. Além do futebol, eu gosto muito do vôlei nesse sentido, porque no vôlei você só domina a bola para o saque. No mais é como na vida, com um toque (gesto) você precisa corrigir a trajetória da bola e já dar finalidade ao novo rumo que ela toma. Nada de dominar, participar e seguir.

    Abração queridas,
    Inté,
    Renato.

    ResponderExcluir