quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Uma irmã...

Eu tento olhar para o passado buscando uma primeira lembrança sua... Não me lembro de pedir uma irmã, não me lembro da sua chegada, não me lembro de te dar todos os brinquedos acumulados em 3 anos de filha única. Mas eu me lembro de você comendo os pés das Barbies. Das encrencas em que você era sempre culpada. Irmãs diferentes, desde o início, mas sempre tem gente que te chama de Vanessa e me chama de Vivi. 



Eu tento me lembrar de quando foi que comecei a te amar tanto. E me dou conta do quanto brigávamos. Claro que agora é fácil ver o amor o tempo todo. Mas não foi fácil. Gostaria que todas as irmãs pudessem saber desde sempre, que só existe o amor. Facilitaria as coisas. Não ficaríamos gastando tempo em ficar “de mal”. Se bem, que todas as negociações para nossos acordos e desacordos, nos fizeram crescer. Pelo menos temos bons argumentos!


Mas a vida tem um jeito especial de mostrar o belo. Foi só quando a gente pode constituir nossa própria família que a gente entendeu esse tal de amor. Você já virou de cara a tia babona! Alguns anos depois, eu fui a primeira a sair correndo para comprar uma roupinha azul, já que eu tinha certeza que você estava grávida de um menino... Do Luiz! 

Olé!

Mas acho que foi com a chegada da minha querida sobrinha Júlia, que nosso amor tomou uma proporção lúcida, clara, visível para todos que nos cercam. Mais uma menina na família... Mais uma princesa cheia de bonecas e dengos. E aí, nossos corações ficaram plenos, abriram-se nossos olhos, e nossos sentimentos ficaram claros e transparentes: só existe o Amor!


Hoje eu tenho a irmã mais amorosa desse mundo. Uma amiga para tudo! Menos pra indicar filmes, seu gosto para filmes continua duvidoso... (risos). Você é uma pessoa incrível, com coragem de viver como quer, de seguir o caminho que acredita! Tudo que faz, faz com zelo e competência. Gosta de reclamar, mas é tudo estratégia para conseguir um carinho. E ganha, sempre...
Eu te daria sempre todos os brinquedos. Aceitaria sempre os castigos, mesmo sendo você a arteira. Desde que você seja sempre minha irmã. Eu te amo, desde sempre e para sempre!

sábado, 13 de junho de 2015

13 de junho e 80 anos

Avó,

Um cheiro de mingau,
O brilho das luzes de Natal
Um gosto de comida favorita
O abraço da acolhida

A rota de fuga na infância sempre teria como fim, a casa da avó.
Onde mais eu poderia ouvir o jeito mais doce de chamar meu nome?

Eu fui sua primeira neta
Eu te dei o primeiro bisneto
O que mais eu poderia ser para você? O que mais poderia te dar? Quando na verdade, eu não paro de ganhar!

Se eu pudesse escolher somente uma, de todas as delícias que minha avó sabe fazer, não tenho dúvidas!
Só quero aquele sorriso largo, meio escondido com as mãos na boca, quando expressa juntamente com a típica risada e sotaque nordestino:

- Ôxe Nessa!



sábado, 9 de maio de 2015

Para minha mãe


Todo mundo diz como sou parecida com você. O rosto, o jeito de falar, a posição para sentar... Isso tudo é um elogio para mim, afinal, como o papai diz: "- Ela não é uma gracinha?"


Mas a parte que eu tenho mais orgulho em parecer com você é a espiritual, é sobre ser. Você treinava minha caligrafia com passagens da Bíblia. Minha adolescência foi regada com livros e mais livros sobre a vida após a morte, nossa verdadeira vida, sobre o amor que vence o tempo... 
Quanto a isso, sei que não te dei trabalho! Nossas ideias afins nos mantinha em longas conversas sobre o espírito.


Como posso te amar apenas por ser minha mãe?
Você sabe que serei eternamente grata. Eu te amo por ser esta alma irmã, que há muito tempo atrás, já juramos amor eterno. 





quinta-feira, 9 de abril de 2015

Voltar a ser criança

A gente deveria manter o gosto de ouvir histórias, como as crianças. Nada melhor para aliviar a própria dor do que ouvir a história do outro.

Meus sobrinhos lindos Luiz Felipe e Júlia


A gente deveria manter o gosto de brincar de médico, de “mamãe-filhinha”, de cuidar. Nada melhor para espantar pensamentos de auto piedade do que cuidar do outro.

Meu irmão e um grande presente: Pedro Henrique


A gente deveria manter o gosto pela criatividade e pela arte. Nada melhor para evitar reclamações do que criar algo belo.

Esse foi eu quem fiz! ;)


Que a gente possa sair do egoísmo e virar gente de verdade.

 


“Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.” Lucas 18: 16,17.


“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.

                                                     

 




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sentido

Existem dias em que tudo é, estranhamente, significativo.
O som do vento nas folhas das árvores mais altas.
O roçar do vento leve no rosto e de repente o rufar feroz que levanta os cabelos.
A pressão do calor abafado sobre a pele, em contraste com a fria chuva fina, que começa a cair.
 
A frase enigmática do para choque do caminhão durante a solitária viagem.
A pegunta do paciente: "- De onde você é mesmo?"
O encontro de olhares entre os que caminham na praça.
O sorriso da criança no colo da mãe.
E, de repente, tudo faz todo sentido.