quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Eleições 2014

E já estamos aí, nas vésperas das eleições. Acho digno esclarecer meu posicionamento, que talvez venha trazer alguma luz para os indecisos. Deixo claro aqui, que meu posicionamento é dado pela minha memória e emoções vividas, e não em dados e tabelas, pois também sei que quem quer burlar e forjar dados, o fazem com maestria.

Essa época está me lembrando da eleição em que o Lula ganhou pela primeira vez. Eu mesma votei nele, o que alguns meses depois, foi minha maior frustração política. Eu confesso, era fã de José Dirceu... Naquela época o plano real estava a todo vapor e Lula era um reacionário. Mas eu gostava do que ele falava, pois realmente a corrupção era um fato. O maior medo de todas as pessoas naqueles tempos era que ele mudasse tudo e acabasse com o plano real. O que seria muita burrice obviamente.

Pois bem, apesar de minha frustração política, vimos o Brasil crescer, o plano real ser mantido e fazer grande diferença, principalmente quando nos comparamos com países da América do Sul. Vimos também crescer os planos assistenciais, que já existiam no governo FHC (Sim, eu me lembro!) e, o que de fato, não julgo errado. Entretanto, vocês devem se lembrar, das mudanças na educação, quando acabou o papo de reprovação. Todo mundo passava direto. Bom, ok, vamos colocar todo mundo no ensino superior! E tem muita gente defendendo isso. Acho importante investir nas universidades, claro! Mas não entendo que esteja indo bem. Eu vejo muita gente chegar à faculdade, com falhas graves do ensino básico. Vejo muita gente não conseguir terminar o ensino superior e ficar com uma dívida gigante no FIES. E quando a conta não sobra para o fiador, né? E se o indivíduo se forma, com todas as dificuldades, e contas pra pagar, não consegue um emprego digno de retorno para quitar sua dívida. Agora, vou mexer numa ferida muito maior. Eu sei, e reconheço muitos alunos queridos e dedicados, que apesar se suas limitações venceram e não param de lutar para superar obstáculos. Mas também vejo que algumas limitações invariavelmente trarão resultados negativos na sociedade. E nós já estamos vendo isso. Erros profissionais grotescos! Prefiro não citar pra polêmica não ficar maior. Mas todo mundo sabe, é notícia de TV e jornal.

Na saúde, tivemos crescimento na saúde básica e preventiva, mas temos muito que melhorar. Já o descaso com a classe médica é triste! Nem vou me prolongar na questão dos médicos cubanos, apenas acho um abuso do poder intelectual de um povo já tão sofrido!

E o que a turma tem medo hoje? De perder todo o crescimento até então? De cancelar todas as bolsas famílias? De destruir os planos de financiamento do ensino superior? De parar a construção de escolas técnicas? De que o candidato vai bater em mulheres?  Mas gente! É exatamente o mesmo medo de outros tempos! Só se ele fosse muito burro de destruir tudo! E outra... Ninguém governa sozinho, ele não tem esse poder!!!!

Outra coisa, por mais que se diga que o PSDB é o mais corrupto e trá lá lá, as vergonhas desse governo são FATO! E não acho bom manter! Foi por isso que votei no Lula em outros tempos.

E por isso mesmo vou votar no seu opositor!

Agora vou explicar os motivos! Não fico fazendo a dança das cadeiras em partidos políticos. Não sou do PSDB muito menos do PT. Mas todo mundo conhece o jogo de poder que envolve esses cargos, e até por isso mesmo eles caem em corrupção. Então pensem comigo: tá tudo uma vergonha deslavada, se a gente mantiver o mesmo partido no governo, significa que estão todos de acordo. Ela ganha e está tudo certo! Ou alguém não viu meus antigos heróis com a liberdade decretada?

Se a oposição ganhar, ele vai ter nada mais e nada menos do que METADE do Brasil contra ele! Vai ter que andar pianinho, com a turma vigiando e espreitando o melhor momento de apontar seus pontos fracos e provar como ele é “um coxinha”, que só pensa em ricos e no próprio helicóptero cheio de cocaína. E eu acho isso ótimo! Por isso, sem citar nomes (Por que eu também acho o candidato um falso e cínico. Mas também acho o fim da picada uma liderança de um país não saber nem falar) já que detesto os atuais candidatos, deixo aqui meu voto do final de semana! Vamos pra frente Brasil! 


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Coração bobo

O tempo vai passando
Mas o coração que é bobo
Insiste em recordar
E de vez em quando dá uma saudade:

                  "Zabumba bumba esquisito
                   Batendo dentro do peito..."


do beijo delicado na mão,
do abraço apertado que suspende o corpo no ar
de rir de uma piada inteligentemente boba
das mãos fortes com pressa...

Romero Brito














Repare que o coração
Ressalta o que se viveu - o real!
A ilusão do que poderia ter sido
Aos poucos vai dando espaço
Vai gerando lucidez.

Exupéry














É o tempo deixando suas marcas
E é por isso que a cabeça fica velha
Mas o coração continua brincando!

Coração-Balão


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Apocalipse

   Neste domingo, andando pela Avenida Paulista em São Paulo, me surpreendi com um ônibus de som tocando o Hino Nacional na maior altura. Em frente ao MASP pessoas com cartazes chamando para algo da Família. Querem defender a família, legal! Mas não parecia legal, porque defendia a ditadura... Que estranho!

   Bom, adeus São Paulo e, de volta a Alfenas, vejo nas redes sociais alunos de uma Instituição Federal construindo muros para protestar! Que inusitado! O que eles querem? Qualidade no ensino? Ética nas pesquisas? Não... É por causa do aumento do preço no bandejão. Ahhh... Lembrei-me do aumento no preço do ônibus um tempo atrás... Vinte centavos, não era? E é gente pelada falando que não merece ser estuprada, e caras grosseiros dizendo que elas merecem sim! Sem contar a corrupção do governo que nem causa espanto mais. E passeata pra isso, revolta daquilo... O que eu vejo é uma enorme confusão! Tenho a sensação que estamos vivendo um momento histórico, e quando passar talvez eu não saiba contar o que aconteceu. Ou talvez eu saiba muito bem, por ser tão simples: egoísmo e hipocrisia.




   Acho que vou voltar a ler o Apocalipse de São João, pelo menos está mais ordenado do que os jornais.





sábado, 22 de março de 2014

Olhos verdes









Olhos verdes, por que choras ?
Tu não sabes que, quando choras,
ficam ainda mais verdes
em contraste com o o vermelho do choro ?
E que a umidade da lágrima faz o verde
brilhar mais que a Estrela da Manhã ?
Fica tão verde que dói,
o coração se contorce de ver.
Por isso, te imploro olhos verdes,
não chores mais.
Essa beleza eu não posso suportar.




quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O não dito

Existe           algo
 
que não pode ser dito,
 
que não se escreve,
 
mas inflama.


E tem gente que tenta explicar, 

Ah, os poetas...


É preciso riscar o fósforo

calor requer atrito

poemas
dizê-los sempre
todos
nunca guardá-los
ou um dia saberão a mofo
feito a vida que se adia

às lenhas da poesia
na vida e na arte
não basta o sopro
é preciso riscar o fósforo
queimar-se

(Daniela Damaris)



Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
(Luís de Camões)

"Seus dedos na minha pele são arrepios. Todos os pelos, curiosos, levantam-se para ouvir o suspiro. E, comemorando a vitória da pele sobre as palavras, acompanham os seus dedos, arrepiando-se, arrepiados. Seus dedos que, de tão leves, escorregam sobre minha pele, cortando-me em quatro pedaços." - Rita Apoena

Ser amado é consumir-se na chama. Amar, é luzir com uma luz inesgotável. Ser amado é passar; amar é durar.
(Rainer Rilke)
"Se amor é remédio, ele é daqueles cheios de efeitos colaterais e de reações adversas. Seria divertido escrevermos a bula do amor. É o que os poetas tentam todos os dias, em um trabalho infinito, pois sempre falta algo a dizer."                      (Jorge Forbes)

sábado, 4 de janeiro de 2014

Onze anos


Estava ouvindo um chorinho de neném, aquele bem fininho, de bebê novinho mesmo. Fui ver, porque quando a gente é mãe, isso é inevitável. Uma menininha linda, linda. Perguntei quanto tempo tinha a menininha, e a mãe respondeu: 3 meses. E me disse que ela dava esse chorinho pra pegar no colo, e ela tinha medo que a menina só quisesse ficar no colo. Logo eu respondi:
- Deixe no colo, daqui a pouco está andando por aí e não vai nem precisar, nem querer colo.
Sorrimos como as mamães amigas e confidentes fazem entre si, mesmo que não se conheçam. E fiquei pensando: “Logo aprendem a andar, depois a correr, depois a competir, como João, que ganhou o primeiro lugar na corrida dos 400 metros de velocidade...” 

"É campeão!"

Ele não é mais um menininho. Viajamos para o Clube de Campo ao som de One Direction. Na minha época era um New Kids on the Block que fazia sucesso. E fiquei pensando: O que aconteceu durante todo esse tempo de 11 anos?

Até que a bandinha é boa, rapaz!

Hoje vejo as grávidas dizerem que seus filhos vão ler livros, e não vão ter essas tecnologias para os filhos. Dou risada, pois vai chegar aquele momento em que a única coisa que salva é o vídeo da Galinha Pintadinha. Bom, só sei disso, porque minha sobrinha AMA essa galinha. Mas na época do João Pedro era o Barney, um dinossauro roxo de barriga verde. Bom, depois passamos para o Bob Esponja (e a verdade é que ele gosta até hoje!), Os Padrinhos Mágicos, Harry Potter, Drake e Josh, I Carly, e, finalmente One Direction.

"Amo você, você me ama, somos uma família feliz..."


Puxa, parece que foi ontem, mas já se passaram 11 anos. E aí você percebe que sempre vai dar o colo, mesmo que só caiba a cabeça do seu bebê, quando ele diz que ama você durante o café da manhã e já vai pular para o vídeo game.
Menino vai ser sempre menino!

Um "Viva" para as tecnologias!